jaime pesaque

 

Fundador do Jaime Pesaque restaurantes. 

Formado em cordon bleu e mestre em culinária pelo italian culinary institute (icif). 

Nascido e criado no peru, treinando na europa e aprendendo em restaurantes com estrelas michelin na itália e espanha, incluindo el celler de can roca. 

De volta ao peru, Jaime aperfeiçoou seu próprio estilo em al grano, onde dirigiu sua primeira cozinha. Em 2008, com espírito empreendedor e arte culinária, Pesaque optou por abrir seu restaurante principal, o Mayta, uma casa de culinária peruana contemporânea e um bar pisco em lima, peru, onde trabalha a rastreabilidade de produtos indígenas com avidez, combinando técnicas culinárias contemporâneas, para criar pratos sofisticados e modernos. Da mesma forma, Pesaque consegue exportar a culinária peruana para o exterior, em países como estados unidos, itália e holanda. Em 2019, Mayta entrou na lista dos 50 melhores restaurantes da américa latina.

Yachay: espaço de aprendizagem culinária 

 

Às vezes é necessário sair da cozinha; e da cidade também. Criar, imaginar e, acima de tudo, experimentar novas receitas e pratos requer tempo e espaço. 

Yachay é um lugar que criamos ao sul de lima. Além disso, é um espaço de valor sentimental, além de ser o local onde minha família produz pisco há muito tempo. 

Este espaço não é uma oficina, nem um laboratório ou um centro de pesquisa. É um lugar que procura tirar proveito dos recursos naturais locais (e também de outros lugares no peru) para experimentar novas receitas e preparações. 

 

 

Da mesma forma, em yachay, também trabalhamos em novas e melhores maneiras de negociar, comunicar e fortalecer os laços com os produtores. Queremos consolidar um modelo do campo à mesa, uma experiência orgânica, mas também sustentável. 

 

Em yachay, essa riqueza da costa, das montanhas e da selva também dialogam, encontram e se misturam. E isso se traduz em novas propostas para mayta.